sábado, fevereiro 19, 2011



Sínodo Diocesano em preparação


Uma proposta


No dia 28 de Janeiro de 2009, na Casa diocesana de M. Soares, realizou-se uma assembleia extraordinária do Clero. Analisada a situação da nossa Igreja em vários sectores, face aos problemas analisados e à vontade de os solucionar, gerou-se a convicção de que era urgente ‘abanar’ as pessoas: os padres, os leigos, os religiosos e religiosas, os movimentos, organismos e instituições; que era preciso despertar, envolver e empenhar muita gente; que era necessário abrir e percorrer caminhos novos. Neste contexto, foi proposta a realização de um Sínodo diocesano. O Secretariado permanente do Conselho Presbiteral (CP), a que se juntaria o Cón. Emanuel Silva, reflectiriam sobre o andamento a dar à proposta.



Proposta em andamento

Na reunião ordinária do Conselho Presbiteral, realizada no dia 17 de Fevereiro seguinte, o Cón. Bonifácio Bernardo foi indigitado pelos presentes para elaborar um texto-base sobre o Sínodo diocesano, para esclarecimento de padres e de fiéis. A partir da experiência de várias dioceses que, nos anos recentes, realizaram Sínodo, em Portugal, e sobretudo a partir da Instrução sobre os Sínodos Diocesanos, o Cón. Bonifácio elaborou o texto pedido, apresentado em power point: o que é o Sínodo, qual a sua finalidade, membros que compõem, etapas da caminhada sinodal (informação e mobilização alargada ao maior número de fiéis, reflexão em grupos sobre temas previamente seleccionados, através de consulta, assembleias sinodais).

Este power point foi apresentado pela primeira vez, na reunião ordinária do Conselho Pastoral Diocesano (CPD) - composto de 55 membros (leigos, a maioria, religiosos e religiosas, e padres) - realizada no dia 21 de Março.

Em 6 de Junho, em reunião conjunta do CP e do CPD, previamente convocada pelo nosso Bispo, em 13 de Maio, visionado o dito power point, foi posta a votação vinculativa, por vontade expressa de D. Antonino, a questão fundamental: ‘Entramos ou não em caminhada sinodal?’ Os 45 votantes presentes pronunciaram-se e o resultado foi conclusivo: 41 votos a favor, 4 contra, e nenhuma abstenção.

A partir de então, logo em Junho, o tema ‘Sínodo diocesano’ passou a ser tratado nas reuniões mensais do Clero e noutros encontros.

Na reunião ordinária do CPD, de 19 de Setembro, tema ‘Sínodo’ fez parte dos trabalhos, sem grandes desenvolvimentos.

O Cón. Bonifácio, indigitado como Coordenador, na reunião ordinária do CP de 22 de Setembro, convidou e constituiu uma Comissão pré-sinodal, composta de oito elementos: dois leigos, uma religiosa, um diácono e quatro padres. Esta Comissão tem por missão actuar na primeira etapa de preparação do Sínodo, propondo, acolhendo, programando iniciativas correspondentes à primeira etapa da caminhada sinodal: informar, envolver e mobilizar o maior número de fiéis, nesta fase decisiva. Na sua primeira reunião, no Fratel, no dia 14 de Novembro, tratou de vários assuntos, próprios desta fase: modelo de inquérito ou sondagem geral (temas a seleccionar, distribuição, recolha das respostas); cartaz, slogan, símbolo, hino do Sínodo; oração pelo bom fruto do Sínodo.

Logo no dia 18 de Novembro, foram enviados 111 e-mails, convidando os destinatários a pronunciarem-se sobre o slogan para o Sínodo (12 foram apresentados nesta reunião). Concretamente, pedia-se-lhes: 1. Destes 12 solgans, quais os 3 seus preferidos? 2. Reformularia o texto de algum dos três seus preferidos? 3. Se julgar conveniente, apresente outro ou outros slogans. Até meados de Dezembro, chegaram 25 respostas, individuais e de grupos.

As religiosas da diocese estiveram reunidas no dia 12 de Dezembro, em M. Soares. O Coordenador da Comissão foi convidado a estar presente e a dialogar sobre o Sínodo diocesano.

O assunto continua a ser tratado nas reuniões mensais do Clero. A Comissão pré-sinodal reunirá no próximo dia 9 de Janeiro, também no Fratel.



Bonifácio Bernardo

Sem comentários:

Enviar um comentário